sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eu Tinha Que Comentar Esse Livro

O Mundo Pós-aniversário _ Lionel Shriver         

           Nunca em nenhum outro livro eu vi uma descrição tão interessante, é diferente de tudo que eu li, confesso que um tanto cansativo pela "ausência" de diálogos, mas os tons descritivos e o jogo de palavras que a autora utiliza é delicioso de se ler, é um livro para se ler devagar, apreciando cada junção de palavras, observar as frases sendo formadas de uma maneira tão peculiar e brilhante.
           A autora nos remete a olhar para nossas decisões conflitantes, sobre como qualquer decisão tem seu ardor, e que quando optamos por um caminho, é certo olharmos para aquele que não escolhemos com frescor.
           Esse livro é uma loucura...Ficamos presos a trama dupla do qual a autora nos apresenta... O que no final, no ultimo parágrafo, todo o desenrolar da historia faz total sentido.
           Lionel Shriver faz analogias fabulosas sobre as decisões e rumos que tomamos. E se Irina abandonasse a sua união estável com um homem estável? E se, de repente, ela deixasse todo o conforto para se aventurar nos braços de um homem aventureiro? É assim que a autora nos presenteia, com possibilidades.




"A raiva é protetora, mantém afastados as emoções mais tenebrosas. Mas era fatal que o abatimento e o desespero penetrassem em qualquer frágil matagal de ira, como intrusos de botas abrutalhadas pisoteando um estreito anel de arbustos de amora preta em volta de uma casa sem tranca" (pg. 521)




"-(...) Mas, correndo o risco de parecer idiota, eu queria um amor verdadeiro e duradouro. Acho que até envelhecer seria interessante, desde que eu pudesse fazê-lo ao lado de outra pessoa. Eu queria um companheiro. Talvez não é o último suspiro; alguém sempre tem que ir na frente. Mas pelo menos até os setenta e tantos anos, sabe? A questão é que... eu achava que essa era uma ambição modesta. Achava que, almejando tão pouco, eu teria uma chance de conseguir o que queria. E agora, mesmo com um objetivo tão mísero, fracassei.(...)
- Talvez não seja uma ambição modesta. Talvez você estivesse desejando o impossível"


"Na verdade, tive a convicção inabalável, naquele momento, de estar estranhamente colocada diante da maior decisão da minha vida"    (último parágrafo da ultima pág.)

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. È bom colher opiniões positivas.
    Respondendo as suas perguntas sobre o Desafio literário:

    È o seguinte, os temas são aqueles que lhe passei, sim. Um tema para cada mês. Você pode escolher começar a partir de agosto ou setembro. Ou pode começar o desafio desde de janeiro. Aí você terá que criar uma dinâmica de leitura para repor o atraso.;)

    Quando terminar de ler, faça a resenha, publique em seu blog pessoal e envie o link para o email romancegracinha[arroba]gmail.com.
    Se sua resenha coincidir com o tema do mês corrente (como por exemplo, Romance policial do mês de agosto), não é preciso enviar email. Basta postar o link da resenha na ferramenta autolink disponível no blog oficial.
    Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só grite-me!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Poly
    Em primeiro lugar, fiquei muito feliz com a sua visita ao RG. Alegrou o meu dia! Obrigada.

    Bem, as resenhas pontuais são entregues em uma espécie de formulário disponível no blog oficial. Todo mês é aberto um formulário novo. A título de exemplo, veja o formulário disponível para o mês de agosto: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/2010/08/resenhas-de-agosto-2010-autolink.html

    Perceba que há uma caixinha de texto em que são solicitados o nome do participante e a Url correspeonde à resenha do mês. Assim agilizamos o processo, e facilita a leitura das demais resenhas.

    Quanto ao tema de novembro, disponibilizei uma lista de alguns escritores portugueses no seguinte link:

    http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/2009/11/tema-novembro-escritores-de-portugal.html

    Eu não posso lhe recomendar qualquer um desses autores, pois, creia-me, é uma seara totalmente nova para mim também. Eu escolhi ler Equador de Miguel Souza Tavares no escuro...rs

    A propósito, sua lista está ótima. Quando estiver pronta, publique-a aqui e me avise, tá?

    Te aguardo em setembro lá no DL. Ah, e aguarde que o DL 2011 vem com novidades!

    Beijos e, já sabe, qualquer coisa grite-me!

    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Poly, retribuindo a vista.... Quero dizer que seu blog é lindo, e adorei as resenhas dos livros pq vc não diz o final e de forma particular acabada expressando o quanto você se entregou na leitura.... Como sou fascinada por livros... tô seguindo gata...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Menina...esse livro parece ser um pouco cansativo não? Bemmm profundo.
    Não faz meu estilo não, mas sua resenha está ótima.
    Com relação ao template...o meu é exclusivo, foi feito pela Daniela Milagres. Recomendo totalmente. Vou deixar o link do site Ok?!
    http://www.emporiumdigital.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Poly, tudo bem?

    Passando para retribuir a visita e conhecer o blog :)

    Adorei a resenha, mas não é muito meu estilo de leitura não, já tinha visto na livraria e gostei muito da capa.

    beijooo

    ResponderExcluir

É PRECISO PRAFORIZAR-SE...